XP eleva projeções do IPCA em 2022 e 2023

Já a previsão do dólar é de R$5 ao fim deste ano

Com o impacto da guerra, a XP Investimentos elevou suas estimativas de inflação para este ano e o próximo, agora esperando que o IPCA suba 7,0% em 2022 e 4,0% em 2023, contra taxas de 6,2% e 3,8%, respectivamente, previstas em cenário anterior. As informações são da Reuters.

“A mudança é resultado da incorporação tanto de resultados correntes mais fortes do que projetávamos, como também de um balanço de riscos pior para frente”, explicou a corretora em relatório.

A XP pontuou “impactos mais persistentes da guerra” na Ucrânia e explicou que os preços de alimentação e combustíveis estão aumentando a inflação corrente.

Apesar da alta na inflação, a XP explicou que “por outro lado, a taxa de câmbio mais apreciada ajudará a conter a inflação no ano”, ponderou a XP, que revisou sua projeção para o patamar do dólar ao fim de 2022 a 5,00 reais, contra 5,20 previstos anteriormente. Para o encerramento de 2023, foi mantida estimativa de que a moeda norte-americana ficará em 5,30 reais.

Para a taxa Selic, atualmente em 11,75%, a XP manteve projeção de que os juros chegarão a 12,75% ao fim do ciclo de aperto monetário do BC.

Também permaneceram sem mudanças, os prognósticos de crescimento econômico para este ano e o próximo.
 
“Mantemos a projeção de taxa de variação nula para o PIB de 2022, mas atribuímos viés de alta. Para o PIB de 2023, continuamos a prever crescimento de 1,2%, considerando a dissipação dos choques da pandemia e da guerra no leste europeu”, afirmou a XP.