‘Se for preciso, Fed pode subir juro à 0,25 ponto’, diz Powell

" É preciso se manter distante de juros bem baixos, com inflação alta e economia forte". 

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou na tarde desta quinta-feira (3) que é preciso se manter distante “de juros bem baixos, com inflação alta e economia forte”. 

O chefe da autarquia monetária  afirmou aos senadores em Washington que, como apontou na quarta-feira para deputados federais, vai recomendar que os Fed Funds subam 0,25 ponto porcentual na reunião do banco central dos Estados Unidos neste mês. “Eu também afirmei que se inflação não moderar para níveis que esperamos, nós estamos preparados para subir os juros mais que 0,25 ponto porcentual, em uma vez ou às vezes.”

O presidente também afirmou que o país norte-americano registrou “demanda alta de forma excessiva que pressiona a inflação para cima”. Contudo, ele apontou que o banco central americano pode empregar altas de juros para moderar os preços sem prejudicar a expansão do nível de atividade do país.

Powell também comentou sobre os conflitos entre os países do leste europeu. Ele voltou a enfatizar a incerteza sobre os efeitos da guerra para os EUA. Apesar das possibilidades abertas de negociação entre Rússia e Ucrânia, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que Moscou vai continuar com sua operação militar na Ucrânia até “o fim”. 

O chefe do banco central estadunidense disse que a guerra da Rússia na Ucrânia pode atingir a economia dos Estados Unidos por uma variedade de canais, desde preços mais altos até redução de gastos e investimento, mesmo ponderando que não esteja claro qual será o impacto final.