Saldo de crédito para empresas avança 8,7% em 2021

São Paulo foi o estado que mais solicitou recursos financeiros.

O saldo de crédito para empresas registrou um aumento de 8,7% em 2021 no Brasil, em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da BrBatel.

Ainda de acordo com o levantamento, os estados que mais realizaram solicitação de recursos financeiros foi Santa Catarina (5,9%), Paraná (7,1%), Minas Gerais (8,4%), Rio de Janeiro (14,4%) e São Paulo (33,5%), como foi antecipado pelo Money Times.

Para o co-CEO da BrBatel, Lucas Flores, os pedidos de recursos financeiros é uma forma de auxiliar as empresas em momentos de necessidade.

“Em períodos de crises mundiais, como a que vivemos com mais força em 2020 por conta do Covid-19, as empresas recorrem a captações de crédito para manter o capital de giro e conseguir solucionar os problemas de fluxo de caixa dos seus negócios. Muitas vezes, essa captação é fundamental para manter o estabelecimento funcionando e garantir a empregabilidade”, diz Flores.

A pesquisa também sinalizou que mais demandaram crédito em 2021 foram: Transporte, Armazenagem e Correio (10%); Transporte, Armazenagem e Correio (10%); Transporte, Armazenagem e Correio (10%); e Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (23,6%).