Reino Unido adere medidas contra petróleo russo

"É preciso tomar medidas concretas para reduzir a dependência do petróleo russo", disse Boris Johnson,

A guerra na Ucrânia tem rendido duras consequências à Rússia, como por exemplo a união de países de todo o mundo para cancelar a importação de petróleo russo. Apesar dessa decisão ser mais difícil  para algumas nações da Europa Central, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou nesta terça-feira (8) que é preciso tomar medidas concretas para reduzir a dependência da commodity russa.

Em anúncio realizado nesta tarde, o Reino Unido revelou que eliminará gradualmente as importações russas de petróleo e derivados até o final de 2022. Os Estados Unidos, por sua vez, divulgaram a proibição de tais importações devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

“(Houve um acordo sobre) a necessidade de ir além da dependência do petróleo e do gás russos à medida que avançamos, embora seja incrivelmente difícil para alguns países europeus… O que estamos fazendo é dar o primeiro passo”, disse Johnson, após reunião com líderes da República Tcheca, Hungria, Polônia e Eslováquia.

“Este é um grande passo que o mundo está dando… O nível de desgosto e indignação com o que está acontecendo na Ucrânia está aumentando em todo o mundo e o nó está se apertando para o regime (do presidente russo Vladimir) Putin”, concluiu.