Redução de liquidez em 2022 será espontânea, diz BC

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou que o sistema bancário impulsionou a melhora econômica.

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou nesta quinta-feira (14) que a redução da liquidez mundial ao longo de 2022 será espontânea a partir do fim de medidas lançadas por diversos bancos centrais no início da pandemia de covid-19.

“Sempre que começamos um programa, se ele tiver emergencial no nome e no foco, ele deveria ser repensado em momentos de funcionamento normal dos sistemas financeiros”, disse Serra.

Durante participação no 11º Congresso Internacional de Gestão de Riscos, organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o diretor do BC declarou que as consequências dos incentivos lançados durante a crise foram o aumento inesperado da demanda por consumo de bens, que por sua vez impactaram na oferta e procura, e pressões inflacionárias.

Serra avalia que a economia, o mundo e as pessoas se adaptaram “de alguma forma” e com isso, o consumo se recuperou de maneira que o sistema bancário fez parte da solução.