Presidente do BCE insiste que inflação será contida

Christine Lagarde acredita que os preços de energia e alimentos serão normalizados.

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, declarou nesta quarta-feira (30) que os preços de alimentos e energia na zona do euro devem parar de avançar, o que ajudaria a evitar a alta inflação temida pelos mercados e a estagnação do crescimento.

A inflação chegou a 9,8% na Espanha em março deste ano, e deve ser superior a 7% na Alemanha, o que levará a zona do euro para outra máxima recorde quando o indicador oficial for divulgado na sexta (1º).

Lagarde destaca que o cenário inflacionário é “fluido” uma vez que os conflitos na Ucrânia forçam os economistas a realizarem constantes revisões de suas projeções econômicas.

Além disso, ela espera que os preços de alimentos e energia, que chegaram a máximas desde a invasão russa à Ucrânia, se estabilizem, mesmo que em níveis elevados.

“Sabemos que veremos inflação mais alta este ano, não há dúvidas sobre isso”, disse Lagarde, de acordo com o Money Times. “Mas também estamos vendo que alguns desses fatores que alimentam a inflação hoje, energia e alimentos, permanecerão altos. Mas não estimamos que eles –não prevemos– continuarão a subir.”

A autoridade monetária ainda acrescentou que a zona do euro enfrenta crescimento mais lento e inflação mais alta, contudo, ela também acredita que pode evitar a “estagflação”, o que para Lagarde é definido como “recessão da economia em base sustentável e inflação alta e continuando a subir”.