Preços dos carros novos caem até 2%, aponta Anfavea

Refletido pela redução de 18,5% nas alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontou que o preço final para o consumidor poderia cair entre 1,4% e 4,1% com o corte do imposto.

A redução de 18,5% nas alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicadas sobre veículos leves novos, anunciada pelo governo no final de fevereiro, começou a ser repassada aos preços pela maioria dos fabricantes nesta semana.

Depois da Kia, algumas fabricantes como a Ford e a Toyota estão promovendo descontos em seus veículos em decorrência da redução da alíquota do IPI.

Desse modo, a queda no preço vai depender de alguns fatores. O primeiro diz a respeito do tipo e tamanho do motor que equipa o veículo. Em motores 1.0 flex, o IPI caiu de 7% para 5,7%. Já em propulsores 2.0 flex, por exemplo, a alíquota foi reduzida de 18% para 14,7%.

Todos os fabricantes consultados para esta reportagem, que juntos representam mais de 90% das vendas de veículos leves no país, informaram que estão reduzindo preços neste mês. Volkswagen, General Motors, Hyundai, Toyota, Honda, Renault, Nissan, Ford e Kia enviaram novas tabelas com o repasse do novo IPI.