Powell: ‘Inflação vai demorar mais do que esperado’

Em comunicado, o chefe da autarquia monetária dos EUA informou os próximos passos da política econômica.

O presidente do Federal Reserve (Fed, o equivalente ao banco central noste-americano), Jerome Powell, afirmou na tarde desta quarta-feira (16) que acredita que o cenário inflacionário deve se ponderar por um período maior do que o projetado. “A inflação vai demorar mais tempo que o esperado para retornar aos níveis adequados”, avaliou.

Em comunicado realizado após a divulgação do aumento da taxa de juros em 0,25% pela primeira vez desde 2018, o chefe da autarquia monetária dos Estados Unidos informou os próximos passos da política econômica do Fed, como o ritmo de alta da taxa de juros – 0,25% por reunião.

Na tradicional entrevista coletiva meia hora após a divulgação do comunicado, Powell destacou a promessa de iniciar o tapering (redução do balanço do Fed) no próximo encontro do colegiado, que pode equivaler a uma alta na taxa de juros. “Reduzir o balanço de ativos também vai ter um papel importante em firmar posição de política monetária”, avalia.

“Se concluirmos que precisamos ser mais rápidos para acomodar preços, assim o faremos”, determina o presidente do banco, que, de acordo com sua análise, a expectativa é de  que a inflação continue alta ao longo do ano e desacelere no ano que vem.  Até o fim de 2023, a taxa básica de juros é vista em 2,8%, acima do nível de 2,40% que as autoridades agora avaliam que desaceleraria a economia.

Uma desaceleração, porém já pode estar em andamento. Os formuladores de política monetária reduziram suas estimativas de crescimento em 2022 de 4% para 2,8%, à medida que começaram a avaliar os novos riscos enfrentados pela economia global.