Powell: ‘Fed deve agir rápido e mais agressivo, se necessário’ 

O chefe do banco central estadunidense destacou a possível necessidade de apertar a condição monetária.

O presidente do Federal Reserve (Fed, o equivalente ao Banco Central dos Estados Unidos), Jerome Powell, afirmou nesta segunda-feira (21) que a autarquia monetária norte-americana deve agir “rapidamente” para controlar a inflação alta demais.

“O mercado de trabalho está muito forte e a inflação, muito alta”, afirmou Powell em comentários preparados para uma conferência da Associação Nacional de Economia Empresarial,  acrescentando que, se necessário, o Fed pode realizar aumentos da taxa de juros maiores do que o normal, a fim de reduzir a alta dos preços.

“Há uma necessidade óbvia de agir rapidamente para retornar a postura da política monetária a um nível mais neutro e, em seguida, passar para níveis mais restritivos, se isso for necessário para restaurar a estabilidade de preços.”

Para combater a inflação, o chefe do banco central estadunidense destacou a possível necessidade de apertar a condição monetária e prometeu uma ação dura contra a inflação que, segundo ele, prejudica uma recuperação econômica forte. Powell disse que os aumentos das taxas de juros continuarão até que a inflação esteja sob controle.

“Tomaremos as medidas necessárias para garantir um retorno à estabilidade de preços. […] Em particular, se concluirmos que é apropriado agir de forma mais agressiva, elevando a taxa em mais de 25 pontos base em uma reunião ou em mais reuniões, o faremos. E se determinarmos que precisamos ir além das medidas comuns de neutralidade e adotar uma postura mais restritiva, faremos isso também”, explicou o presidente do Fed.