PIX: projeto de lei libera pagamento nos pedágios da Bahia

Minas Gerais, Mato Grosso e Espírito Santo já utilizam o pagamento via PIX em suas praças de pedágio

O deputado Jurandy Oliveira (PSB) apresentou nesta segunda-feira (11) à Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que prevê a liberação do pagamento via PIX nas praças de pedágio das estradas no estado da Bahia.

Segundo Oliveira, as empresas concessionárias responsáveis pela administração ou exploração dos pedágios em rodovias da Bahia devem ofertar a possibilidade da transferência do valor via PIX como uma das alternativas de pagamento. 

Ao todo, Minas Gerais, Mato Grosso e Espírito Santo já utilizam o pagamento via PIX em suas praças de pedágio. A transferência poderia ocorrer após a apresentação de um QR Code por parte do funcionário da concessionária. O motorista, por sua vez, acessaria a forma de pagamento pelo aplicativo do banco no celular. 

PIX faz sucesso no País

O projeto pelo PIX no pedágio vai ao encontro da demanda dos brasileiros por essa forma de pagamento. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, o Pix é o segundo método de pagamento preferido da população, com 70% de preferência. A tecnologia só fica um pouco atrás dos pagamentos em dinheiro, com 71%.

A preferência pelo Pix é justificada para 83% dos usuários pela rapidez e a praticidade, seguido de evitar ou minimizar contato físico com máquinas e/ou pessoas (34%) e pela segurança (32%). O sistema também é gratuito para pessoas físicas e para pequenas empresas, vantagem citada por 42%.

Em nota, o presidente da CNDL, José César da Costa, comenta que essa pesquisa reforçou os que os números oficiais, divulgados pelo Banco Central, no qual apontaram uma rápida adesão, com algo próximo de 80 milhões de usuários no PIX com menos de um ano de operação.