PIB do Chile cresce 17,2% frente a base anual

Chile registrou uma das maiores taxas de crescimento entre as principais economias do mundo.

O Banco Central do Chile divulgou nesta quinta-feira (18) que o Produto Interno Bruto (PIB) chileno apresentou um crescimento de 4,9% frente ao trimestre anterior. Na comparação anual, houve um salto de 17,2%, de acordo com o Banco Central

Os resultados vieram abaixo da estimativa mediana de 5,3% de analistas em pesquisa da Bloomberg. A economia do país registrou resultados abaixo das projeções em decorrência da crescente inflação gerada no conturbado período de pandemia pelo novo coronavírus. 

Apesar dos danos causados pela realidade pandêmica, Chile caminha em direção a sua maior expansão histórica ao registar uma das maiores taxas de crescimento entre as principais economias do mundo.

Neste mesmo cenário se destaca a elevação da taxa básica de juros decidida pelo BC chileno, a fim de acompanhar o aumento dos preços ao consumidor. Este é o último relatório de crescimento divulgado antes do primeiro turno das eleições presidenciais que acontecerão no domingo (21), no qual conta com dois candidatos de destaque: o candidato conservador José Antonio Kast e o deputado esquerdista Gabriel Boric.