Petrobras (PETR4): Andrade nega recomendação do governo para alterar política de preços

Em ata, ele negou ter recebido qualquer orientação "específica ou geral" do governo federal

A Petrobras (PETR4) divulgou a ata da reunião do Comitê de Elegibilidade (Celeg), realizado na última sexta-feira (24), ocasião em que foi aprovada a indicação de Caio Paes de Andrade para os cargos de conselheiro de administração e presidente da estatal. De acordo com o documento, o indicado negou ter recebido qualquer “orientação específica ou geral” do governo federal para alterar a política de preço dos combustíveis.

Andrade havia sido convidado para uma entrevista formal com o Celeg, mas declinou o convite do encontro presencial. O objetivo da entrevista era que ele prestasse informações sobre a política de preços dos combustíveis e as mudanças na governança da companhia. No entanto, o indicado pelo presidente aceitou responder perguntas do grupo por escrito.  

Leia também: Para além da Petrobras, veja em quais ações investir do setor de petróleo

Mesmo assim, na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o novo dirigente da Petrobras irá trocar toda a diretoria da estatal e que poderá alterar a atual política de preços da companhia, que vem sendo alvo de críticas do governo federal.

Indicação de Paes de Andrade foi aprovada por três votos a um

O documento também relata que, na reunião do Comitê de Elegibilidade, três votos foram favoráveis à indicação de Caio Paes de Andrade, enquanto um voto foi contrário. O voto contrário veio do presidente do Celeg, Francisco Petros, representante de acionistas minoritários.

“Em relação à capacidade de gestão do candidato, com o devido respeito, não encontrei nos documentos disponibilizados o respaldo que me permita formar uma convicção favorável ao candidato”, afirmou Petros.

Petros apontou que o indicado é formado em comunicação social, área não vinculada à atuação da companhia. Também ressaltou que o candidato tem experiência em empresas de menor complexidade que a Petrobras.

Caio Paes de Andrade vem da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, onde é responsável pela plataforma Gov.br. Andrade é o quinto indicado pelo governo federal para presidir a Petrobras, substituindo José Mauro Ferreira Filho, que havia assumido o cargo em abril.