Petrobras (PETR3;PETR4): Bolsonaro afirma que privatização é uma tarefa difícil

O presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista realizada nesta segunda-feira (06) ao canal Agro+, da Band, também criticou os lucros da estatal

A privatização da Petrobras (PETR3;PETR4) foi citada nesta segunda-feira (06) pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista ao canal Agro+, da Band, Bolsonaro afirmou que privatizar a Petrobras é uma tarefa muito difícil, além de criticar a margem de lucro da estatal. 

“A privatização da Petrobras é muito difícil. Conversei com o ministro das Minas e Energia… Ele tem essa intenção, deu o pontapé inicial, mas dificilmente isso vai para frente. Correndo tudo certo, vai levar uns quatro anos. E você tem que modular isso aí, não pode simplesmente quem pagar mais levar”, disse.

Durante a conversa, Bolsonaro enfatizou que os preços dos combustíveis estão em patamares elevados, mas apontou que um dos motivos é a margem de lucro e a ganância da estatal. Em maio, a Petrobras declarou lucro trimestral de R$ 44,5 bilhões, seu terceiro maior da história. 

“O lucro da Petrobras é algo exagerado. Você vê: outras petrolíferas do mundo baixaram sua margem de lucro, exatamente para ajudar os seus países. A Petrobras tem aumentado a margem de lucro por ocasião das crises. Continua da mesma maneira”, criticou.

O presidente não deixou de elogiar a atuação do ministro Paulo Guedes e comentou sobre uma possível redução nos preços dos combustíveis. 

“Espero que, nos próximos dias, o Paulo Guedes possa resolver a questão dos combustíveis no tocante a impostos pelo Brasil. Ele já se demonstrou favorável a isso, tem trabalhado no tocante a isso. Espero que, nos próximos dias, até esta semana mesmo, tenhamos uma boa notícia sobre preços dos combustíveis no Brasil”, contou.

Em maio, Bolsonaro nomeou Adolfo Sachsida como novo ministro de Minas e Energia, que passou a ocupar o lugar de Bento Albuquerque. Sachsida era um dos principais auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com o presidente, o ministro Sachsida tem enfrentado dificuldades para fazer mudanças na Petrobras, pois “há uma dificuldade, reunião de conselho, uma burocracia enorme”.