Pedidos de recuperação judicial caem 34,5% em Setembro

Os dados disponibilizados pela Serasa Experian relatam a baixa e faz comparação com 2020.

Os pedidos de recuperação judicial caíram 34,5% em setembro, ante ao mesmo período do ano passado. Os pedidos de recuperação diminuíram em todos os portes de empresas, segundo Serasa.  Houveram apenas 57 solicitações no último mês, na mesma etapa de 2020 foram registrados 87 requisições. 

Os pedidos de recuperação diminuíram em todos os portes de empresas. As médias e grandes empresas somaram 19 interações de recuperação, enquanto os micro e pequenos negócios totalizaram 38 recuperações. 

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a melhora no resultado não significa uma tendência, “mas um alívio temporário, já que o cenário econômico atual de inflação e juros em alta ainda é preocupante.’’ 

Os pedidos de registro de falência também diminuíram na comparação anual tendo queda de 8,5%. As 75 solicitações em setembro de 2021 ficam atrás das 82 feitas no mesmo mês 2020. Na análise por segmento, o setor de serviços liderou, com 48 requisições. 

As micro e pequenas empresas se destacaram com o volume mais expressivo de 49 pedidos de falência. Na sequência, estão os negócios de grande com 15 solicitações e os de médios portes com 11.