ONS prevê aumento de 3,7% na carga de energia elétrica

Os dados fechados mostram queda de 0,4% do indicador em janeiro.

A Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta sexta-feira (25) uma estimativa que prevê o crescimento mais forte na carga de energia elétrica em abril. O cálculo também aponta que os principais reservatórios de hidrelétricas do país devem continuar mostrando recuperação.

O boletim do Programa de Mensal de Operação (PMO) do ONS da semana operativa de 19 a 25 de março, indica melhores percentuais de armazenamento dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). As previsões, para o dia 31 de março, no subsistema Norte, é que cheguem a 94,2% de armazenamento. Considerando esta mesma data, esse nível não era alcançado desde abril de 2013. 

O órgão espera que a carga avance 3,7% em abril ante igual mês de 2021, após um desempenho fraco nos primeiros meses do ano. O Nordeste atingirá 93,7%, sendo que a última vez que computou a marca foi em maio de 2009. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste tem projeção de 63,9%, índice registrado em 2013.

Os dados fechados mostram queda de 0,4% do indicador em janeiro e alta de 1,1% em fevereiro. Já a previsão para o encerramento de março, divulgada na semana passada, apontava um aumento de 1,7%.