"Valores a receber": sistema do BC checa se cliente possui dinheiro perdido em banco

Com o Valores a Receber, o cidadão poderá ter acesso ao sistema do BC para checar se possui recursos em alguma instituição financeira a qual não possui mais vínculo.

O Sistema de Informações de “Valores a Receber” (SVR), ferramenta que permite aos cidadãos checar se têm dinheiro a receber de instituições financeiras, vai entrar no ar a partir desta segunda-feira (24). 

O BC (Banco Central) estima que a quantia somada de “dívidas” dos bancos aos ex-clientes chegue a R$ 8 bilhões, segundo levantamento feito em junho de 2021. A previsão era de que o Valores a Receber fosse lançado no final do ano passado, mas a data sofreu alterações para “aperfeiçoamento” da ferramenta.

De acordo com o BC, os clientes de instituições financeiras poderão verificar, por meio do sistema, se há saldos disponíveis ligados a contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente, recursos não procurados após o encerramento de consórcios e cotas de capital de cooperativas de crédito, entre outros.

O sistema também tem informações sobre tarifas cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução; parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de formalização de compromissos com entidades e órgãos reguladores ou de fiscalização e controle; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

“O objetivo do Valores a Receber é justamente facilitar essa comunicação entre instituições e clientes. Com o novo sistema, a partir das informações remetidas periodicamente pelas instituições financeiras ao Banco Central, as pessoas naturais e pessoas jurídicas poderão consultar a existência de eventual valor a receber”, afirmou o BC em nota.

Como usar o Valores a Receber?

O interessado deverá acessar a página Minha Vida Financeira no site do BC, digitar seu CPF ou o CNPJ de sua empresa ou da empresa que você representa e ver se tem ou não valores a receber. Em caso positivo, você deverá acessar o Registrato e verificar:

o total de dinheiro a receber;
o banco que deve te devolver o recurso; e
a origem desse recurso.
Para acessar o Registrato, o interessado deve ter o login Registrato ou o login gov.br (nível, pelo menos, prata).

Para receber os valores de volta, há duas opções que estão disponíveis. Se o cliente encontrar um aviso “Solicite aqui” significa que o banco aderiu ao Termo do BC que prevê a devolução do valor via Pix na sua conta em até 12 dias úteis. Excepcionalmente, o banco poderá pagar via TED ou DOC, mas desde que no prazo de até 12 dias úteis e desde que na conta onde você registrou a chave Pix indicada no Registrato.

Vale ressaltar que os valores de contas anteriores a 2001 não aparecem no Valores a Receber. Porém, ainda é possível realizar a consulta tendo em mãos o nome da instituição financeira e o número para depósito, para acessar as informações basta clicar aqui.