MTST: manifestantes protestam em shopping de SP contra aumento da fome

Os manifestantes do MTST levaram bandeiras do Brasil com os dizeres "fome", e também carregavam pedaços de ossos

Integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) realizaram um protesto, nesta quarta-feira (8), no shopping Iguatemi, localizado na Av. Faria Lima, um dos mais luxuosos da capital paulista. A manifestação ocorreu contra o aumento da fome.

O shopping Iguatemi só recebe gente como a gente pela porta dos fundos, como funcionários que trabalham, mas nunca serão o público de suas lojas

São horas impagáveis de transporte público, longe dos nossos filhos e com a incerteza de que haverá comida no prato amanhã pic.twitter.com/0q7wQL3MvF
— MTST (@mtst) June 8, 2022

De acordo com um levantamento feito pela Rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), o país soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020, o que acabou estimulando o protesto do MTST. 

Os manifestantes levaram bandeiras do Brasil com os dizeres “fome”, e também carregavam pedaços de ossos, em referência às carcaças buscadas por pessoas em situação de fome. Durante o ato, o grupo ocupou a praça de alimentação do shopping. 

Milhões de brasileiros passam fome no país

AInda de acordo com o levantamento feito pela Rede PENSSAN, em números absolutos, são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país. Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil.

“A pandemia surge neste contexto de aumento da pobreza e da miséria, e traz ainda mais desamparo e sofrimento. Os caminhos escolhidos para a política econômica e a gestão inconsequente da pandemia só poderiam levar ao aumento ainda mais escandaloso da desigualdade social e da fome no nosso país”, apontou Ana Maria Segall, médica epidemiologista e pesquisadora da Rede PENSSAN, segundo o G1.

Grupo já protestou contra a fome na B3

Em novembro do ano passado, o MTST protestou em  frente à Bolsa de Valores brasileira, a B3. A manifestação, mais precisamente, atingiu o Touro de Ouro, uma réplica do Touro de Wall Street, localizado no distrito financeiro de Nova York.

Já em setembro do mesmo ano, a bolsa brasileira também havia sido alvo de protestos do grupo. Os protestantes do MTST carregavam faixas e cartazes com a frase ‘Sua ação financia nossa miséria’ e levaram barracas para acampar no local.