Imposto de Renda: Receita Federal libera consulta da restituição

O primeiro lote será pago a 3,38 milhões de contribuintes e R$ 6,3 bilhões serão depositados na próxima terça (31)

A Receita Federal liberou, nesta terça-feira (24), a consulta ao pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Ao todo, o primeiro lote será pago a 3,38 milhões de contribuintes e R$ 6,3 bilhões serão depositados na próxima terça (31). 

Assim como em 2021, o primeiro lote do Imposto de Renda será pago, neste ano, no último dia do prazo de entrega, que foi estendido para 31 de maio em razão da pandemia. 

Todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 a idosos acima de 80 anos, 2.305.412 entre 60 e 79 anos, 149.016 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

De acordo com dados da Receita, quase 10 milhões de declarações ainda precisam ser feitas. O prazo se encerra em 31 de maio. 

Quem tem direito a receber primeiro lote

Recebem a restituição no primeiro lote as pessoas que têm prioridade legal: contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Em seguida, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto mais cedo entregar, mais cedo o contribuinte pode receber.

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, de maio a setembro. O segundo lote será pago em 30 de junho; o terceiro, em 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o último em 30 de setembro.

Como consultar?

Os contribuintes podem acessar o Portal e-CAC e ir até o “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte Federal”. Ao entrar nessa página, precisará digitar o CPF, código de acesso e senha ou acessar com as informações cadastradas no gov.br.

Em seguida, é necessário acessar o menu “Meu Imposto de Renda”, você será direcionado para uma nova tela. Agora, localize a função “Processamento” e clique em “Extrato de Processamento”, selecionando o ano de 2022 para consulta.