Imposto de Renda: não conseguiu entregar a declaração? Saiba o que fazer

Ainda é possível entregar, e é bom que seja o quanto antes para evitar multas maiores

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda se encerrou nesta terça-feira (31). Mas o que fazer caso não tenha enviado? Ainda é possível entregar, e é bom que seja o quanto antes para evitar multas maiores. 

A pessoa que não conseguiu entregar a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo estipulado pela Receita Federal pagará uma multa entre R$ 165,74 e até 20% do valor devido. Ou seja, a cada dia que passa, sua multa aumenta. Por isso, o ideal é que, mesmo atrasado, você entregue o quanto antes. 

De acordo com o órgão, a multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Caso ela não seja quitada, passa a correr juros de mora. 

Os riscos e prejuízos que o contribuinte corre ao não entregar a declaração não valem a pena: além das multas e juros, o CPF pode ser bloqueado. Nesta situação, a pessoa fica impedida de conseguir fazer financiamentos, viajar para o exterior, de se matricular em alguma instituição de ensino, tirar passaporte, ter cartão de crédito, entre outros serviços.

Mesmo fora do prazo, o sistema de envio é o mesmo. O contribuinte deve utilizar os canais disponibilizados pela Receita, como o programa deste ano em sua versão atualizada ou aplicativo ou a versão online, todos disponíveis no site do órgão. 

Recorde histórico de envios

A expectativa inicial da Receita Federal é que fossem entregues 34,1 milhões de declarações para este ano. No entanto, o número veio acima do esperado. O balanço do IR 2022 registrou 36,3 milhões de envios, recorde histórico. 

É possível que esse número aumente, caso alguns contribuintes não tenham enviado a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo.