Importações de petróleo dos EUA pela Índia crescem 11%

Autoridade afirma que participação dos EUA no mercado indiano aumentará para 8% este ano

As importações de petróleo dos Estados Unidos pela Índia vão crescer 11% este ano, segundo autoridades afirmaram no último sábado (19). O aumento, que acontece enquanto o país passa por uma grave deficiência de energia, garante o abastecimento a partir de produtores de todo o mundo, incluindo a fortemente sancionada Rússia. As informações são da Reuters.

O reajuste nos preços do petróleo na esteira da invasão russa na Ucrânia no mês passado, ameaça aumentar a inflação indiana, aumentando as finanças públicas e gerando prejuiz no crescimento, em momento que o país emergia de uma desaceleração induzida por conta da pandemia.

Nova Délhi vem sendo alvo de críticas do Ocidente por seus laços políticos e de segurança de longa data com Moscou. A Índia pediu o fim da violência na Ucrânia, mas se absteve de votar contra a Rússia.

De acordo com uma autoridade do governo informada sobre o assunto à Reuters, a Índia compra a maior parte de seu petróleo do Oriente Médio, mas os Estados Unidos emergiram como a quarta maior fonte e, neste ano, a oferta aumentará substancialmente.

O Iraque fornece 23% do petróleo da Índia, seguido pela Arábia Saudita com 18% e os Emirados Árabes Unidos com 11%.

Segundo a autoridade anônima, a participação dos EUA no mercado indiano aumentará para 8% este ano.