Ibovespa futuro abre em alta com balanços positivos de empresas no Brasil

Resultados nos EUA e juros no Japão também são destaques

O Ibovespa futuro opera em alta nesta quinta-feira (28). Por volta das 9h15 (de Brasília), o índice avançava 0,80% a 111,846 mil pontos.

Os resultados corporativos de grandes empresas do Brasil impulsionaram a abertura positiva do Ibovespa Futuro.

Após a abertura em alta da B3 na última quarta-feira (27), que vinha de sete dias seguidos de queda, os balanços de empresas como Vale (VALE3), Gol (GOLL4), e Embraer (EMBR3) agitaram novamente os acionistas do País.

Além disso, a Petrobras (PETR4) também anunciou seus resultados corporativos, e a Petro Rio (PRIO3) anunciou a venda da totalidade de sua participação na concessão de Albacora Leste.

Nos EUA, o cenário está voltado para novas divulgações sobre as taxas de juros no país. O anúncio do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano será realizado nesta quinta (28), e as expectativas sobre o resultado aumentam ao considerar as últimas declarações do FED (Federal Reserve, banco central norte-americano dos EUA), sobre o aumento de juros.

Além disso, grandes corporações da região também realizarão seus anúncios. Amazon (AMZO34), Apple (AAPL34), e Twitter (TWTR34) divulgarão seus resultados corporativos, após a repercussão positiva dos balanços financeiros da Meta (FBOK34), detentora do Facebook.

No mercado europeu, as atenções seguem na movimentação dos resultados corporativos de empresas da região. Sanofi (SAN), TotalEnergies (TTE), HelloFresh (HFG), Banco Sabadell (SAB), Sainsbury’s (SBRY), Standard Chartered (STAN) e Unilever (ULEV34), divulgarão seus resultados nesta quinta (28).

O banco Barclays (B1CS34), um dos maiores da região, registrou lucro líquido de 1,4 bilhão de libras no primeiro trimestre de 2022. A receita é menor do que o apurado no mesmo período do ano passado.

Já na Ásia, O BOJ (Banco do Japão) anunciou que manterá a mesma política monetária, com taxa de depósito negativa em 0,1% ao ano. 

Além disso, o órgão afirmou que vai comprar bônus do governo japonês de 10 anos a uma taxa de 0,25% em todos os dias úteis.

Por outro lado, as vendas no varejo do Japão aumentaram em março, de acordo com dados do governo divulgados na quinta-feira. As vendas no varejo subiram 0,9% em março em comparação com o ano anterior, acima da previsão média do mercado de alta de 0,4%, de acordo com a Reuters.

A expectativa é que o Ibovespa Futuro seja uma projeção positiva para abertura da Bolsa de Valores, o que registraria a segunda abertura positiva seguida.