IBC-Br, prévia do PIB, diminui 0,11% em maio frente abril

Na comparação com maio do ano passado, a alta da prévia do PIB foi de 3,74%; projeção era de um avanço de 4%

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou uma nova contração em maio. O dado, considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto), teve queda de 0,11% em maio frente a abril. A projeção era de uma alta de 0,05%. Os dados foram divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (14). 

Na comparação com maio do ano passado, a alta da prévia do PIB foi de 3,74%. A projeção, entretanto, era de um avanço de 4%. 

Na semana do dia 4 de julho, o Banco Central divulgou os dados atrasados do indicador (devido a greve dos servidores, que terminou na semana passada). O dado divulgado na última semana revelou queda de 0,44% no índice de abril, levando em consideração a série livre de efeitos sazonais. Em março, o IBC-Br havia registrado uma alta de 1,09%, já em fevereiro o avanço foi de 0,71%.

Veja também: PEC Kamikaze: Câmara aprova texto-base em segundo turno por 469 votos a 17

Os dados acima foram revisados na publicação da prévia do PIB de maio. Com isso, o dado de março foi revisado de uma alta de 1,09% para 1%. Para abril o avanço, que era de 0,71% passou para 0,64%.

O IBC-Br é considerado uma prévia do Banco Central para o PIB. O dado é utilizado como um parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. 

PIB: Banco Central projeta crescimento de 1,7% para 2022

Em junho, o BC informou que a projeção do PIB passou de 1% para 1,7% para 2022. De acordo com o dado divulgado pelo diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, a previsão para o PIB superou a previsão publicada pelo Governo Federal, que visava 1,5% de crescimento para a economia até o final deste ano.