Guerra: ataque da Rússia pode acontecer nesta quarta

O documento revela a previsão de uma movimentação das tropas Russas em direção à Ucrânia. 

O governo da Ucrânia afirmou na tarde desta segunda-feira (14) que teve acesso a informações que revelam a data de um possível ataque da Rússia ao país ucraniano. A fala veio do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em pronunciamento a noticiários locais De acordo com o chefe de estado do país da Europa, o documento revela que na quarta-feira (16) está previsto para acontecer uma movimentação das tropas Russas em direção à região ucraniana. 

Ao descobrir o documento, Zelensky decidiu que neste dia 16 será chamado de “Dia da União Nacional”. Com isso, ele convoca os conterrâneos a saírem às ruas vestidos de azul e amarelo, cores da bandeira do país. O ato demonstra que ainda há uma tentativa, por parte da Ucrânia, em haver negociações e evitar uma invasão.

Ainda de acordo com o pronunciamento, o presidente ucraniano solicita aos empresários, políticos e diplomatas que deixaram o país para retornarem em um prazo de 24 horas, a fim de que se unam ao exército ucraniano em um movimento diplomático de respeito e apoio à sua nacionalidade.

Esta é a primeira vez que o presidente da Ucrânia cita uma data específica, até o momento o mesmo descartava as hipóteses de ameaça e possibilidades de atividades invasivas da Rússia. Em contrapartida, os Estados Unidos, por sua vez, já havia reiterado que previa uma invasão das tropas russas. Na última ocasião, a ministra britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, afirmou nesta segunda-feira (14), após uma reunião do Comitê de Resposta à Crise do governo (COBR), que a Rússia poderia invadir a Ucrânia a qualquer momento.