Guedes afirma que governo estuda reduzir IPI em 35%

"IPI já decidimos 25%. Estamos conversando, a ideia é reduzir 35% já".

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (18) que o governo avalia reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 35%. No fim de fevereiro, o governo já havia anunciado um corte de 25% sobre o imposto.

“IPI já decidimos 25%. Estamos conversando, a ideia é reduzir 35% já”, disse no Seminário Economia Brasil, em Fortaleza (CE). “É um projeto incompleto, estamos em transição de uma economia dirigista para uma baseada em mercado”, ressaltou.

Após prometer que não ampliaria a redução das alíquotas do Imposto sobre IPI para poupar a Zona Franca de Manaus, o ministro da Economia falou ainda sobre a redução do ICMS e sobre o caixa dos estados e municípios. “Vou reduzir o ICMS um pouquinho, IPI um pouquinho, ou será que o governador agora vai querer gastar todo esse dinheiro em ano eleitoral?”, disse.

De acordo com o ministro, sem a pandemia a taxa de crescimento do Brasil estaria entre 3,5%, 4% ao ano pelos próximos dez anos. “Já vamos baixar mais impostos, vamos baixar mais a tarifa de importação”, adiantou. Guedes afirmou ainda que o governo tem “protocolo para agir”, em caso de piora da conjuntura.

O ministro não deu detalhes sobre o possível novo corte no IPI, nem quando seria feito, nem do impacto fiscal. Na redução de 25% anunciada em fevereiro, o impacto era de cerca de R$ 20 bilhões para União, estados e municípios.

Apesar do corte ter sido inicialmente linear, o governo se comprometeu a excluir os produtos que são produzidos na Zona Franca de Manaus da redução do IPI.