Greve dos servidores do Banco Central continuará por tempo indeterminado

A paralisação irá afetar as divulgação regulares do BC, como o Relatório Focus, e os testes do Real Digital

A greve dos servidores do Banco Central (BC) continuará, de acordo com Fábio Faiad, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do BC. Nesta terça-feira (31), os servidores aprovaram em assembleia virtual a continuidade da greve por tempo indeterminado. A paralisação foi apoiada por mais de 85% dos votos válidos. 

A continuação da greve foi aprovada pois não houve avanços na negociação com o governo. “A mobilização continua como única forma de intensificar a pressão sobre a diretoria do BC e as demais instâncias do governo federal para que se reabram as negociações com a categoria”, afirmou a nota do sindicato. 

Ainda de acordo com a nota, o sindicato pede pela “reestruturação da carreira junto com a recomposição salarial do período do atual governo. A categoria pede 27% de reajuste salarial, enquanto a proposta do governo é de um reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo público federal. 

O movimento será reavaliado somente no dia 7 de junho. A greve iniciou no dia 1º de abril e foi interrompida entre 20 de abril e 2 de maio, mas foi retomada devido ao impasse nas conversas com o governo. 

Devido à paralisação, continuarão suspensas as divulgações regulares do BC, como o Boletim Focus, que contém as projeções do mercado financeiro sobre a economia, o Relatório da Poupança, os dados do fluxo cambial e as estatísticas de crédito e do setor externo. 

A consulta ao “dinheiro esquecido” seguirá fora do ar e projetos como o Real Digital serão afetados. Segundo o sindicato, a continuidade da paralisação pode afetar os preparativos do próximo Copom, marcado para os dias 14 e 15 de junho. O Pix e o Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB) continuarão em operação. 

Leia também: Real Digital: implementação da moeda digital será discutida na Febraban

A Nota Fiscal do governo também seguirá com sua operação normalizada mesmo com a greve dos servidores do BC, por ser considerada uma atividade essencial. O envio do documento sobre o cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre é obrigatório pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).