Governo vai reduzir IPI em 33%, diz Guedes

Redução ampliará corte inicial de até 25% anunciado em fevereiro

O governo vai reduzir, mais uma vez, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 33%, ampliando o corte inicial de até 25% anunciado em fevereiro, conforme o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (24).

Durante evento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em São Paulo, Guedes declarou que a redução de impostos, que tem sido realizada, permitirá reindustrializar o país.

“Esse aumento de arrecadação que está acontecendo, estamos transformando em redução de impostos. É a nossa sétima redução de imposto agora. Já acertamos a redução do IOF pelos próximos anos para a nossa entrada no OCDE, já zeramos DPVAT, já reduzimos o IPI em 25% e vamos reduzir de novo, vamos levar para 33% a redução do IPI”, afirmou, de acordo com o Valor Online.

O ministro também afirmou que o câmbio no Brasil está “finalmente começando a ir para o lugar”. Nesta quinta, o dólar chegou perto dos R$ 4,70.

Guedes ratificou que o Brasil, vem atualmente combatendo a inflação experimentando o “gosto amargo” do aperto monetário promovido pelo Banco Central e espera que esse choque de juros seja temporário,  sem atingir setores sensíveis a financiamentos mais longos, como o imobiliário, segundo a Reuters.

No evento, Guedes afirmou que não sabe até onde vai a guerra na Ucrânia, mas disse que o governo está seguro de que está preparado e saberá enfrentar seus efeitos.

Para ele, a previsão de que o Brasil crescerá entre 0,5% e 1,5% em 2022, mesmo combatendo inflação com juros “bastante altos”, indica que o país tem um crescimento sustentado que poderia ser de 2,5% ou 3%.