FGTS: Caixa começa a depositar pagamento a trabalhadores nascidos em janeiro

Todos os beneficiários receberão os recursos até o dia 15 de junho

A Caixa Econômica Federal começa a depositar nesta quarta-feira (20) o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os trabalhadores nascidos em janeiro podem receber até R$ 1 mil em suas contas de poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Os valores podem ser movimentados apenas pelo aplicativo Caixa Tem, que possibilita o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados.

O saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros também é permitida.

A maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores receberá o valor automaticamente, mas as pessoas podem ter dificuldade para abrir uma conta na Caixa se os dados estiverem incompletos. O processo para pedir o saque é feito de forma digital no aplicativo oficial do FGTS.

Dentro do aplicativo, existe a opção para o trabalhador pedir o crédito em qualquer conta corrente ou poupança de qualquer banco. Contudo, é necessário fornecer a foto de um documento oficial para cadastrar a biometria.

FGTS: liberação de recursos segue o cronograma baseado no mês de nascimento do trabalhador

De acordo com o calendário divulgado em março, a liberação dos pagamentos irá seguir o cronograma baseado no mês de nascimento de cada trabalhador. 

O dinheiro será liberado em sua totalidade até o dia 15 de junho, quando os nascidos em dezembro recebem o pagamento.

Os recursos estarão disponíveis até o dia 15 de dezembro. Se o trabalhador não realizar a retirada, o dinheiro irá voltar para a conta vinculada ao FGTS. O dinheiro terá uma correção pelo rendimento do Fundo de Garantia, de acordo com o período que ficou parado na conta poupança digital.

O trabalhador precisa fazer uma consulta no site da Caixa ou no aplicativo FGTS para saber se receberá os recursos de forma automática ou se precisará pedir o saque.