Feriado de Tiradentes e Carnaval: o que abre e fecha no feriado prolongado

A prefeitura de São Paulo decretou ponto facultativo para os servidores públicos na sexta-feira (22)

O feriado de Tiradentes acontece nesta quinta-feira (21), mas alguns serviços vão emendar o dia de folga na sexta-feira (22) com o fim de semana. 

A data também será marcada pelos desfiles de Carnaval, que foram adiados em São Paulo e no Rio de Janeiro em fevereiro devido à covid-19. Durante o feriado de Tiradentes, os sambódromos do Anhembi, em SP, e do Sapucaí, no RJ, contarão com os desfiles das escolas de samba.

Confira o funcionamento dos principais serviços em São Paulo:

O sistema financeiro do País não irá funcionar na quinta-feira, por ser um feriado nacional. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias. As áreas de autoatendimento, canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking) ficarão disponíveis para os clientes. Na sexta-feira, haverá atendimento normal aos clientes nas agências bancárias. 

A B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) também não terá pregão na quinta-feira, mas retornará na sexta-feira. A negociação de títulos públicos federais seguirá a mesma lógica. 

O rodízio de veículos foi suspenso em São Paulo nos dias 21 e 22. As agências do INSS não vão abrir no feriado e nem na sexta-feira para atendimento presencial. 

Segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), o funcionamento dos shopping centers na quinta-feira será das 14h às 20h. Na sexta-feira, o horário será normal, das 10h às 22h. 

Transporte público durante o feriado de Tiradentes e Carnaval

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) funcionará das 4h à meia-noite, com intervalos semelhantes aos domingos, e operação normal no dia 22.

No feriado de Tiradentes, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô terão operação equivalente à de um sábado na quinta-feira (21). Na sexta (22), a operação será equivalente a de um dia útil. Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens será igual a de domingo no dia 21. Na sexta-feira, a operação é a mesma de um dia útil normal.