Corpus Christi: confira o que abre e fecha na capital paulista

Em São Paulo capital, a data será ponto facultativo

O Corpus Christi, celebrado na quinta-feira (16), não é considerado um feriado nacional. Por isso, cada cidade decide se decreta feriado local ou ponto facultativo. Na cidade de São Paulo, o feriado foi antecipado pelo então prefeito Bruno Covas (PSDB), por meio de um decreto municipal publicado em março de 2021. 

Dessa forma, o dia 16 não é feriado em São Paulo, e sim ponto facultativo para os servidores municipais. Para servidores federais, tanto a quinta quanto a sexta-feira (17) constam na lista de pontos facultativos de 2022. As empresas privadas podem realizar acordos sobre os dias a serem trabalhados e as formas de compensação das horas. 

Apesar da antecipação do feriado no ano passado, em uma tentativa de conter os casos de covid-19, alguns serviços públicos terão ponto facultativo no dia 16 e devem ter expendiente normal no dia 17. Confira as principais mudanças:

Transporte

O rodízio de veículos está suspenso na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17).

De acordo com a SPTrans, na quinta, o transporte público irá operar seguindo os horários de sábado e feriados. Na sexta, a operação é normal, seguindo os horários dos dias úteis. 

Serviços bancários

As agências bancárias estarão fechadas na quinta-feira, mas o atendimento voltará a ocorrer normalmente na sexta-feira. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a quinta-feira não será considerada dia útil para fins de transações bancárias. 

“As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os clientes digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking)”, informou a Febraban. “Contas de consumo (água, energia, telefone, etc) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia subsequente, portanto, na sexta-feira (17)”. 

Bolsa de Valores (B3)

A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, não irá abrir na quinta-feira (16) e todas as negociações serão suspensas. Na sexta-feira (17), as operações funcionarão normalmente. 

Comércio 

O funcionamento de comércio de rua e de shoppings centers é opcional na quinta-feira. Cabe ao comerciante decidir se vai abrir as portas ou não. 

Poupatempo

Os 147 pontos do Poupatempo do Estado de São Paulo irão ficar fechados na quinta-feira, mas funcionarão normalmente tanto na sexta quanto no sábado (18). No final de semana, será realizado um mutirão nos postos para promover a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Na quinta-feira (16), o Poupatempo oferecerá serviços gratuitos por meio de seus canais online, como o site e o Poupatempo digital, o aplicativo do Poupatempo. 

Correios

Na quinta-feira, as agências dos Correios ficarão fechadas, mas vão reabrir na sexta. Os deslocamentos de encomendas seguem normalmente. 

INSS

As agências do INSS vão fechar tanto na quinta quanto na sexta. A Central 135 não vai operar na quinta-feira, mas volta na sexta. O aplicativo Meu INSS estará disponível aos segurados que precisarem de algum serviço durante os dias. Quem tiver horário agendado para sexta-feira, deve ligar para o 135 e remarcar o atendimento.