Fed vê possibilidade de aumento de juros, diz ata do Fomc

Fed sinalizou estar propenso a aumentar os juros em um cenário em que a inflação permaneça eminente. 

O Federal Open Market Committee (Fomc) divulgou nesta quarta-feira (24) em ata que o Federal Reserve (Fed) sinalizou estar propenso a aumentar os juros em um cenário em que a inflação permaneça eminente. 

“Vários participantes observaram que o Comitê deve estar preparado para ajustar o ritmo de compras de ativos e aumentar o intervalo da meta para a taxa de fundos federais mais cedo do que os participantes anteciparam, caso a inflação continuasse a correr acima dos níveis consistentes com os objetivos do Comitê”, consta a ata.

De acordo com o documento não haverá hesitação na tomada de decisões que impliquem em conter as pressões inflacionárias que representam riscos para a estabilidade de preços e para os objetivos empregatícios no longo prazo.

Os preços ao consumidor estadunidense apresentaram um ritmo mais rápido em 31 anos no mês de outubro. A suposição do Fed de que o pico inflacionário induzido pela pandemia de Covid-19 seria temporário vem como alívio para o pico.

Dessa forma, desde a reunião de novembro do Fed, a economia reagiu com um leve retorno na aceleração, no qual foi percebida a partir da criação de empregos e um aumento nas vendas no varejo dos Estados Unidos.