Fed deve elevar ainda mais juros dos EUA, segundo bancos

O bank o America, Citi e Goldman Sachs fizeram as declarações.

Os bancos mais relevantes de Wall Street, o Goldman Sachs, Bank of America (BofA) e o Citi, elevaram as suas projeções para os juros básicos dos Estados Unidos em 2022.

O movimento vem em meio a sinalizações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de que realizarão o que for necessário para colocar a inflação do país em patamares “normais”.

“50 é o novo 25”, disse o BofA, se referindo as futuras alterações na elevação de juros por parte do Fed. As informações são do InfoMoney.

Na semana passada, a autoridade monetária dos EUA subiu os juros básicos do país — essa foi a primeira alta desde 2018 – e sinalizou uma postura mais rígida para conter a inflação.

Já na visão do Citi, o Fed deve aumentar os juros em 50 pontos-base nas reuniões entre maio e julho e na de setembro, outras elevações de 25 pontos-base nos dois últimos encontros de 2022, que devem ocorrer em novembro e dezembro.

“Se a inflação acelerar inesperadamente, é possível que o Fed suba mais do que 50 pontos-base (por exemplo, 75 pontos-base) em uma reunião”, declaram analistas do Cit, em relatório.

“Estamos surpresos com a mudança muito abrupta das autoridades do Fed em aumentos de 50 pontos-base”, dizem Bruno Braizinha, Ralph Axel, Meghan Swiber e Mark Cabana, do BofA.