EUA: PMI de atividade industrial cai em janeiro

O índice sobre a atividade industrial caiu de 57,7 em dezembro a 55,0 em janeiro.

O PMI (sigla em inglês para Índice dos Gerentes de Compras) dos Estados Unidos sinaliza uma desaceleração do crescimento no começo do ano, na prévia de janeiro. O índice sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu de 57,7 em dezembro a 55,0 em janeiro, na mínima de 15 meses. Já o PMI composto recuou de 57,0 a 50,8 no mesmo período, no menor nível em 18 meses. A leitura acima da marca de 50 significa que a atividade econômica dos EUA ainda segue em expansão, mesmo que em ritmo mais fraco.

Diante desse cenário, o PMI Composto registrou 50,8 pontos em janeiro. Esse resultado está abaixo dos 57 pontos verificados no mês anterior. O aumento da atividade foi apenas marginal, e registrou o mais lento ritmo desde julho de 2020.

Por sua vez, o PMI de Serviços caiu para 50,9 pontos no primeiro mês do ano. Resultado que está abaixo dos 57,6 pontos do último mês de 2021. Houve uma nova desaceleração geral, provocado por fatores como escassez de mão de obra e ausências de funcionários. Por trás desse cenário, está a onda da variante ômicron.

Chris Williamson, economista chefe de Negócios da IHS Markit, disse que os crescentes casos de vírus levaram a economia dos EUA a quase parar no começo deste ano. “A produção foi afetada pela variante muito mais do que a demanda. Já que houve crescimento robusto de novos negócios, sugerindo que o crescimento vai acelerar novamente uma vez que as restrições devem ser flexibilizadas”, disse ele. O economista explicou ainda que, embora os atrasos na cadeia continuem a ser um obstáculo persistente para o ritmo econômico ligado ao tráfego portuário.