EUA: pedidos de auxílio-desemprego têm mínima em 52 anos

O Departamento do Trabalho registrou 199 mil solicitações, uma redução de 71 mil

Os Estados Unidos registraram 199 mil novos pedidos de seguro-desemprego na semana encerrada em 20 de novembro, sendo um recuo de 71 mil solicitações e o menor número de pedidos desde 1969. As informações foram antecipadas por conta do feriado de Ação de Graças e divulgadas nesta quarta-feira (24) pelo Departamento do Trabalho norte-americano.

A redução veio acima das estimativas dos especialistas, que aguardavam um total de 260 mil novos pedidos de auxílio-desemprego.

As solicitações têm diminuído desde outubro, embora o ritmo de redução tenha recuado nas últimas semanas, à medida que os pedidos se aproximam da média pré-pandemia de cerca de 220.000.

Os dados podem ser afetados por conta da temporada de festas de fim de ano. Os pedidos caíram de um recorde de 6,149 milhões no início de abril de 2020 e agora estão em uma faixa considerada consistente com condições saudáveis do mercado de trabalho, embora a forte escassez de mão de obra causada pela pandemia esteja impedindo um crescimento mais rápido do emprego.