EUA negociam soluções de fornecimento de gás à Europa

As conversas com o Qatar passaram a ter urgência após as negociações de Moscou e Washington.

Os Estados Unidos iniciaram negociações com o Qatar e outros grandes exportadores de gás para planejar ações de contingência se porventura ocorrer uma invasão da Rússia à Ucrânia e o fornecimento do produto à Europa.

As conversas com o Qatar e os membros da União Europeia, com foco em garantir cargas adicionais, por via marítima, de gás natural liquefeito (GNL), passaram a ter urgência após as negociações de Moscou e Washington, em relação ao território ucrâniano, nesta semana, resultarem em mínimos progressos.

O movimento elevou os receios de que o conflito possa afetar o fornecimento de gás, em um momento em que preços recordes são enfrentados pela Europa. Contudo, as autoridades declararam que não há “varinha mágica” para a resolução do déficit de gás do continente, em meio a uma crise energética.

“Estamos analisando o que pode ser feito, especialmente no meio do inverno, com estoques muito baixos de [gás natural europeu] em armazenamento”, disse um funcionário do governo dos Estados Unidos, de acordo com o Valor. “Discutimos o que pode ser feito para ajudar . . . As soluções que podemos preparar, agora, para se e quando houver uma crise energética”.