EUA: estoques semanais de petróleo caem menos que projeções

Os estoques americanos de petróleo caíram em 200 mil barris

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira (8) a queda dos estoques americanos de petróleo em 200 mil barris na semana terminada no dia 3 de dezembro, confrontando com os dados da semana anterior, para 432,9 milhões de unidades.

A expectativa dos analistas era de uma queda mais abrupta, ao projetar 1,3 milhão de barris. enquanto que as estimativas do mercado sobre os níveis de gasolina foram superadas e surpreendidas, uma vez que especialistas esperavam um avanço de 1,7 milhão de unidades, porém os dados divulgados apontam a elevação de 3,9 milhões de barris.

Desta forma, 219,30 milhões de barris foram calculados na semana que se encerrou no dia 3 de dezembro. O levantamento também aponta uma utilização das refinarias com aumento de 89,8% na semana, de 89,3% da leitura anterior, enquanto a demanda por gasolina subiu em 167 mil barris diários, a 8,96 milhões.

No que diz respeito as reservas de destilados, no qual incluem diesel e óleo para calefação, foi apresentado uma elevação de 2,7 milhões de unidades, também superando a expectativa dos economistas, que projetavam uma alta de 1,2 milhão. Os estoques de destilados nos EUA totalizaram 126,6 milhões de barris na semana passada.