EUA: chegada da internet 5G deve levantar US$ 1,5 tri

A tecnologia deve aumentar de cerca de 4,5 milhões de empregos na economia estadunidense.

Sob expectativa de ser um dos um dos maiores projetos de tecnologia da nova década, a  internet 5G está prestes a se tornar uma realidade em território norte-americano, prevista para chegar nesta semana, a novidade deverá adicionar aproximadamente  US$ 1,5 trilhão no Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, ao longo desta década, segundo projeção da consultoria BCG.

Somado aos prós da nova tecnologia, a projeção é de que a quinta geração da internet deva representar um aumento de cerca de 4,5 milhões de empregos na economia estadunidense.

No Brasil, por sua vez, a operação deve se desengatar a partir de julho de 2022 nas capitais do Distrito Federal, com projeção de que a tecnologia alcance mais de 1 bilhão de usuários até o ano de 2023, de acordo com pesquisa do GSA. O 4G atingiu este número em um período de quatro anos, enquanto o 3G, 12 anos.

Na escala mundial, a China aparece liderando a lista de países que têm maior posse sobre a quinta geração da internet, o fabricante chinês Huawei protagoniza o ranking  feito pela IPlytics com  participação de 15,4% das patentes concedidas e ativas em todo o mundo.

Logo em seguida a Coreia do Sul,um país onde o 5G foi implementado mais rápido do que em qualquer outro lugar, com 13,3%, sob gestão do Samsung, ocupa a segunda colocação. As empresas da era do celular Ericsson e Nokia também estão avançando na tecnologia 5G.