ESG criará bolhas financeiras como criptomoedas

O presidente do IIF acredita que há muito dinheiro para poucos negócios.

À medida que os investidores buscam negócios mais sustentáveis para fazer aportes, as bolhas financeiras irão se formar, como disse o presidente do Instituto Internacional de Finanças (IIF), Tim Adms.

Adams declarou que é inevitável o impulso em direção ao ESG (ambiental, social e governança, na tradução livre para o português) desenvolva ativos que excedam seu valor fundamental. A afirmação foi feita durante um painel no Fórum do Futuro Sustentável da CNBC.

“Sempre há bolhas, é uma lição de história. Qualquer um que pensa que não teremos é ingênuo”, destacou, de acordo com o Valor. “Em tempos de grande transformação tecnológica ou econômica, há ruptura e bolhas. Vemos isso nos mercados de criptomoedas agora. Vimos na internet, ao longo da década de 1990, que tudo estourou em março de 2000. E as empresas fracas foram destruídas e as novas surgiram como uma ‘fênix'”, completou.

Ele ainda declarou que há muito capital para poucos negócios.

Apesar das possíveis consequências, promover um sistema financeiro resiliente e de políticas adequadas, o movimento promove um ambiente para que os investimentos em empresas promissoras não parem.

“Vamos intermediar todo o espectro em termos de continuar a canalizar capital para essas novas tecnologias”, declarou. “Algumas vão provar não ser viáveis e outras vão mostrar o contrário, empresas das quais ainda nem ouvimos falar vão se tornar a próxima Amazon ou Tesla”.