Economizar papel higiênico pode te ajudar a ficar rico? Especialista refuta ideia

Professor da ESPM e co-fundador da Méthode Consultoria, Adriano Gomes, diz que economia de itens de higiene pessoal não tem grande impacto

Um famoso vídeo do canal no Youtube “Me Poupe” dá dicas sobre como economizar R$ 5 mil reais com a diminuição do uso de itens de higiene pessoal. Para o professor da ESPM e co-fundador da Méthode Consultoria, Adriano Gomes, porém, quem deseja economizar deve focar em outros pontos do orçamento doméstico.  

O canal, que tem o intuito de dar conselhos sobre educação financeira, afirma que apenas com papel higiênico é possível economizar R$ 1 mil em dez anos. Para Gomes, no entanto, a economia não é considerável.

“É possível economizar com qualquer item, evitando desperdício, pesquisando o mesmo produto em lugares diferentes, eventualmente substituindo a marca do produto, sem ter a mesma qualidade. Mas é uma economia que não é substancial” , afirma Gomes.

De acordo com o professor da ESPM, economizar em higiene pessoal e manter o mesmo nível de qualidade é improvável.

“É quase impossível em economia manter a qualidade esperada a uma redução de custo substantiva. Normalmente é possível ter pequenas reduções, mas especificamente em um deles, como é neste caso, é praticamente impossível”. 

No vídeo, a youtuber Nathalia Arcuri faz um cálculo da média do preço do papel higiênico no Brasil e sugere uma redução de dois para um metro de papel na hora de se limpar.

“Você pode se limpar com menos papel e ganhar cinco mil reais para viajar, investir, fazer o que quiser, ou pode continuar desse jeito e gastar mais dinheiro”, completa a dona do canal “Me Poupe”.

De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos fechou o ano com inflação 7 pontos percentuais abaixo do índice geral em 2021. A variação do setor foi de 3,1% enquanto o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2021 avançou 10,1%.

Economia de itens de higiene pessoal não impacta orçamento doméstico

Para Gomes, o papel higiênico tem uma influência marginal nos índices de inflação, que são mais influenciados por outros gastos das famílias, como aluguel, alimentação e transportes. 

“Os índices de inflação são feitos através da pesquisa de consumo das famílias, e aí é possível ver o que as pessoas consomem mais e invariavelmente o que impacta de forma bastante significativa é aluguel, gastos com moradia, alimentação e transportes. Não me recordo de ter visto itens de higiene, muito menos papel higiênico, nos índices de inflação”, acrescenta o co-fundador da Méthode Consultoria sobre o orçamento doméstico.