Economia global enfrentará entraves em 2022, diz FMI

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, prevê que o no será “carregado de obstáculos para os países”.

A recuperação da economia global deve perder impulso em 2022, uma vez que o ano será “carregado de obstáculos para os países”, afirmou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, nesta sexta-feira (21).

A fala vem em antecedência da divulgação da instituição monetária sobre suas novas perspectivas para a economia global, que deve ser pronunciado na próxima terça-feira (25). Com isso, Georgieva reiterou sua preocupação sobre a economia em escala global, avaliando que o cenário financeiro de todo o mundo deve percorrer este ano de 2022 com pouco impulso.

“A pressão sobre os preços vem do aumento dos preços dos alimentos, causado até certo ponto por causa do clima”, afirmou a diretora-gerente da instituição financeira, acrescentando, que há um “elemento de tensão geopolítica” na disparada das cotações da energia.

Para os Estados Unidos, o FMI afirmou que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), está agindo com responsabilidade ao retirar o estímulo monetário adotado durante as fases iniciais da pandemia para enfrentar a inflação, que chegou a 7% em 2021, maior nível em quase 40 anos.