Dinheiro esquecido: retomada das consultas é adiada, sem previsão de nova data

Segundo o Banco Central, a retomada do sistema foi impactada pela paralisação de servidores

A retomada das consultas do dinheiro esquecido em bancos foi adiada e não há previsão de nova data, de acordo com o Banco Central (BC). A instituição informou nesta quarta-feira (27) que a retomada do sistema, inicialmente prevista para 2 de maio, foi impactada pela greve de servidores. 

Segundo nota do Banco Central, “A greve dos servidores do BC prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR). O prazo de retorno do SVR, inicialmente previsto para 2 de maio, será adiado. A nova data será comunicada com a devida antecedência”.

O Sistema Valores a Receber, que permite a consulta de valores esquecidos em instituições financeiras, foi implementado pelo BC em fevereiro e está atualmente suspenso para aprimoração e liberação de novas funcionalidades. O sistema encontra- se inativo desde o dia 17 de abril. 

Os servidores do Banco Central entraram em greve no início de abril para pressionar o governo a conceder reajustes salariais. A paralisação foi suspensa entre 20 de abril e 2 de maio, porém o governo ainda não sinalizou sobre a contraposta feita pela categoria. Com a greve, os serviços do BC ainda não foram normalizados. 

Nova fase do Sistema Valores a Receber

No cronograma do Banco Central, a partir de 2 de maio seria iniciada nova fase no programa, com a implementação de uma série de medidas. Dentre as mudanças que passariam a valer está o fim do agendamento de transferência do dinheiro. “O cidadão poderá pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta”, afirmou a autoridade monetária. 

Além disso, o sistema passará a contar com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, mesmo as pessoas que já resgataram os recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados. 

Até 24 de março, 2,85 milhões de pessoas físicas e jurídicas solicitaram resgate de seu dinheiro esquecido, totalizando R$ 245,8 milhões. 2,51 milhões de pessoas físicas solicitaram transferência via Pix.