Desemprego recua para 13,2% no trimestre encerrado em agosto

Resultado corresponde a um recuo de 1,14 ponto percentual em relação ao trimestre até maio

A taxa de desemprego caiu para 13,2% no trimestre encerrado em agosto, resultado corresponde a um recuo de 1,14 ponto percentual (pp) em relação ao trimestre até maio, que registrou 14,6%. 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (27). 

Conforme o IBGE, apesar da queda do desemprego, o número apresentado para o período ainda representa que 13,7 milhões de pessoas estão em busca de trabalho no Brasil. 

O número de pessoas ocupadas é de 90,2 milhões, um avanço de 4%, com mais 3,4 milhões no período. Segundo o estudo, o nível de ocupação subiu 2 pontos percentuais para 50,9%, indicando que mais da metade da população em idade para trabalhar está ocupada. O grupo de ocupados cresceu em 8,5 milhões de pessoas em um ano. 

“Parte significativa da recuperação da ocupação deve-se ao avanço da informalidade. Em um ano a população ocupada total expandiu em 8,5 milhões de pessoas, sendo que desse contingente 6,0 milhões eram trabalhadores informais”, disse a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, em nota. 

“Embora tenha havido um crescimento bastante acentuado no período, o número de trabalhadores informais ainda se encontra abaixo do nível pré-pandemia e do máximo registrado no trimestre fechado em outubro de 2019, quando tínhamos 38,8 milhões de pessoas na informalidade”, ressaltou Beringuy.