Criptomoedas: BC vai regular mercado para garantir lastro de operações, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central também falou sobre o movimento de “tokenização” da economia

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, falou sobre criptomoedas e o movimento de “tokenização” da economia nesta segunda-feira (6). No evento Valor’s Crypto Summit Rio 2022, promovido pela Valor Capital Group, Campos Neto afirmou que o BC pretende regular o mercado de criptoativos para garantir o lastro das operações. 

“As pessoas não estão comprando criptoativos, elas estão comprando certificados que supostamente têm um cripto [ativo] por trás”, afirmou. Campos Neto apontou que a regulação de criptoativos se tornou pauta para autoridades no mundo todo, que buscam segurança nas transações, mas sem fechar a porta para novas tecnologias.

Leia também: Stablecoins: Japão aprova lei para regular cripto ativos e proteger o investidor

O presidente do BC ressaltou que os ativos digitais cresceram no Brasil mais como investimento do que como meio de pagamento. Ele também destacou que há concentração de custódia desses ativos no País: “83% dos ativos em cripto estão em quatro custodiantes”, disse. 

Na última semana, Campos Neto já havia afirmado que o BC irá regular exchanges de criptomoedas no País. Na terça-feira (31), ele afirmou, em sessão na Câmara dos Deputados, que as corretoras de criptomoedas deverão ter sede local para operar no Brasil. As casas de câmbio de moedas digitais deverão cumprir com a mesma exigência.

Movimento de “tokenização” da economia é principal tendência

Campos Neto também afirmou que o movimento de “tokenização” da economia é a principal tendência à frente. “O que está no centro do debate? Acho que não é sobre cripto ou CDBC (Moeda Digital do Banco Central), é sobre esse movimento de ‘tokenização’, que você pode colocar valor e pode negociar coisas na forma de tokens”. 

Leia também: Real Digital: implementação da moeda digital será discutida na Febraban

O presidente do BC afirmou que o movimento de tokenização “chegou para ficar” e ressaltou que a tecnologia é uma maneira de tornar a intermediação financeira “mais barata e inclusiva”. 

Durante a abertura do painel, Roberto Campos Neto disse estar feliz em abordar o tema de criptomoedas e tokens. “Estou feliz de não estar falando sobre inflação hoje”, afirmou.