Credit Suisse sobe projeção do IPCA em 2021 para 9,8%

As novas projeções vem acompanhando a divulgação do IPCA-15, da nova previsão do IBGE, que revelou a prévia da inflação.

O Credit Suisse revisou suas projeções de inflação, com uma expectativa de alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo -15  (IPCA-15) para 9,8% em 2021, anteriormente estimado em  9,1% em setembro.

Já para 2022,  o Credit Suisse elevou a projeção do IPCA de 5,5% para 5,8%. Segundo o credor suiço a expectativa para taxa básica de juros em 9,25% em 2021, ante a última estimativa de 8,75%. 

As novas projeções vem acompanhando a divulgação do IPCA-15, da nova previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou a prévia da inflação, com o resultado de 1,20% em outubro. (veja mais aqui)

“A política fiscal mais ativa vai demandar uma política monetária mais apertada, tornando o cenário econômico mais desafiador, com juros mais altos, crescimento mais fraco do PIB, maior dívida bruta e inflação mais elevada”, afirmou o Credit Suisse em relatório assinado por Solange Srour, economista-chefe do banco no Brasil, e Lucas Vilela, economista.