Covid-19: SP registra aumento de 251% no número de internados

Entre o dia 30 de abril e a última segunda-feira (30), o número saltou de 56 para 197.

A cidade de São Paulo teve um aumento de 251,8% no número de internados por Covid-19 na rede municipal em leitos de enfermaria e UTI no último mês. Entre o dia 30 de abril e a última segunda-feira (30), o número saltou de 56 para 197.

Contudo, as infecções estão abaixo do número registrado durante o surto da variante Omicron no início do ano, que contabilizou 873 internações na rede municipal da capital paulista.

De acordo com especialistas entrevistados pelo “Estado de S. Paulo”, a vacina tem evitado um aumento considerável de casos graves. Contudo, idosos e doentes crônicos precisam reforçar os cuidados sanitários.

Na última segunda-feira (30), a cidade de São Paulo registrou 86 internados por Covid-19 nos leitos de UTI e 111 na enfermaria. 

Em nota, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que “neste momento, é possível observar uma tendência leve de aumento nos casos de Covid-19 entre a população geral”. A prefeitura da capital paulista reforçou que segue monitorando o cenário da pandemia em São Paulo.

O aumento no número de internações ocorre dias após a capital paulista desobrigar o uso de máscara dentro de táxis e carros por aplicativo. A prefeitura tenta agilizar a imunização da terceira dose de adolescentes dos 12 aos 17 anos.

Covid-19: municípios já voltam a obrigar o uso de máscaras em locais fechados

Diversas cidades do Brasil já estão recomendando a volta do uso de máscaras em locais fechados e escolas. Curitiba, capital do Paraná, e as cidades do ABC paulista, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, aplicaram a medida.

O Boletim InfoGripe da Fiocruz já havia sinalizado na última quinta-feira (26) que as infecções por coronavírus estavam aumentando em todas as regiões do Brasil. 48% das ocorrências de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) nas últimas quatro semanas ocorreram em função da Covid-19.