Conflito entre Rússia e Ucrânia completa dois meses e continuará afetando economia brasileira

Brasil teve a sua economia impactada em múltiplos setores, refletido no mercado acionário

A guerra entre Rússia e Ucrânia completou dois meses no último domingo (24) e ainda não tem data para acabar. Os impactos na economia brasileira são sentidos desde o começo do conflito em diversos segmentos e a perspectiva é de que a situação se mantenha assim.

De acordo com o coordenador de relações internacionais do IBMEC-RJ, José Niemeyer, a inflação do País seguirá alta enquanto o conflito entre Rússia e Ucrânia perdurar. “É muito difícil que a inflação desacelere, não só pelo conflito mas também pelo possível lockdown na China e o aperto monetário nos EUA”.

Os investidores também reagem ao conflito entre Rússia e Ucrânia nas bolsas de valores.“O mercado tem uma posição de naturalmente reagir a eventos de curtíssimo prazo, embora tenha estratégias a médio e longo prazo. Para o Brasil, existe a expectativa de recuperação de preço de ações e taxa de juros elevada, o que atrai investimentos estrangeiros”, afirma Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating. 

Na avaliação do coordenador de relações internacionais do IBMEC-RJ, conflitos deste tipo sempre trazem problemas estruturais na esfera internacional, mas também podem levar a oportunidades para o Brasil.

“O aumento da inflação e a diminuição nas exportações são problemas naturais quando se tem uma guerra deste tamanho, mas também podemos enxergar que a Ucrânia é uma grande exportadora de trigo e soja, assim como o Brasil, mas os ucranianos estão fora do mercado agora, então o Brasil pode aproveitar isso”.

O Brasil também usufrui do cenário de alta das commodities desde o início da guerra no Leste Europeu. A valorização das commodities depende muito da China, de acordo com o economista-chefe da Austin Rating.

“Está tudo muito volátil e depende dos chineses, principalmente se pensarmos em commodities agrícolas, minerais e metálicas, pode ser que tenha uma redução do consumo e o preço caia. O valor das ações de empresas relacionadas a commodities despencou bastante e a China ainda precisa controlar a Covid, não podemos falar que o cenário atual veio para ficar”.

Em relação a empresas importantes como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia é grande por serem companhias exportadoras de commodities. Enquanto o conflito entre Moscou e Kiev continuar, haverá um desbalanceamento entre oferta e demanda desses produtos, o que favorece as companhias brasileiras, dado que o preço desses produtos têm viés de alta.

No contexto internacional, não é só o Brasil que está sendo prejudicado pela guerra. A inflação nos EUA segue alta, fazendo com que o FED, o banco central norte-americano, indique que também vai subir a taxa de juros. Além disso, a pandemia continua e diversos países ainda sofrem com casos de Covid-19, como a China, que cogita um lockdown na capital Pequim para conter a doença.

Moscou tem grande importância na economia mundial, principalmente por ser a segunda maior produtora de petróleo e gás do mundo. O país fornece gás para todo o continente europeu.

Segundo Agostini, o impacto do conflito na economia mundial deve seguir moderado caso a guerra se mantenha apenas entre Rússia e Ucrânia. Contudo, essa avaliação pode mudar caso Moscou se sinta ameaçada por países próximos, como é o caso de Suécia e Finlândia, que têm a pretensão de se juntarem à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Rússia: guerra no Leste Europeu impactou reajuste dos combustíveis no Brasil

“O principal impacto foi a inflação causada pelo reajuste de preços dos combustíveis aqui no Brasil. Esse reajuste só aconteceu por conta do aumento do preço do petróleo no cenário internacional”, afirma Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating.
  
No mês de março, a Petrobras (PETR4) anunciou um reajuste para os combustíveis depois de 57 dias sem alterar os preços. Essa foi uma das razões para a substituição do então presidente da companhia, Joaquim Silva e Luna. Ele foi substituído por José Mauro Ferreira Coelho no dia 14 de abril.

Contudo, Agostini ressalta que a inflação no Brasil já estava alta antes da guerra no Leste Europeu. “O último reajuste foi acima das expectativas, mas a inflação já estava alta antes, agora nós já temos a certeza de que o Banco Central não vai cumprir a meta da inflação para 2022 e a taxa de juros vai precisar subir ainda mais para conter a inflação”.

Além da questão do petróleo, o que pesa mais é a importação de fertilizantes oriundos da Rússia. Entretanto, de acordo com o Ministério da Agricultura, Moscou conseguiu enviar uma quantidade considerável de insumos agrícolas ao Brasil.

A Rússia foi alvo de diversas sanções econômicas por conta da invasão ao país vizinho, o que resultou no aumento dos preços do petróleo em virtude de um descompasso entre oferta e demanda no setor de óleo e gás.

O conflito entre Rússia e Ucrânia causou a morte de milhares de pessoas e fez com que diversas pessoas se tornassem refugiadas. A resposta do ocidente para a guerra foi uma série de retaliações que visavam o isolamento da economia russa e o possível fim da guerra.