Confira como evitar golpes na Black Friday

6 em cada 10 consumidores brasileiros sofreram algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses

A Black Friday, que acontece nesta sexta (26), é um dos momentos mais esperados pelos consumidores, pela promessa de ser a oportunidade de comprar um produto desejado por um preço mais baixo. Entretanto, é necessário estar atento para possíveis golpes. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa, publicada pelo E-Investidor, 6 em cada 10 consumidores brasileiros sofreram algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses. Para o levantamento, foram entrevistadas 2.208 pessoas. 

O estudo mostra que os entrevistados das regiões Sul e Sudeste se destacam com 62% e 61%, respectivamente, em relação a fraudes ou golpes. Das pessoas consultadas, 67% perderam dinheiro e aproximadamente 30% tiveram prejuízo entre R$ 1.000 e R$ 5.000.

A pesquisa do Serasa também destaca que a região Norte (51%) e a classe E (49%) apresentaram maior percentual de pessoas que não tomaram uma medida formal após sofrer um golpe ou fraude. 

O gerente de produtos da Serasa, Felipe Barone, diz que em casos de consultas suspeitas no CPF, é necessário procurar a instituição financeira, bancos ou demais companhias, para informar que essas consultas podem ser fraudes em andamento. 

Já em casos de utilização indevida de cartão, o indicado é efetuar o bloqueio e comunicar a instituição financeira o mais rápido possível. Em relação a perda, roubo ou furto de cartão, é necessário registrar imediatamente um boletim de ocorrência. 

Outras reclamações comuns entre os consumidores são: falsos descontos; frete muito alto, ocorrendo inclusive de ser mais caro que o produto; valor mais alto na hora de pagar e propaganda enganosa.

Segundo o levantamento, 29% das pessoas entrevistadas já foram prejudicadas com falsos descontos em edições anteriores da Black Friday e o frete já chegou a superar o valor do produto adquirido para 22% dos consumidores.