Confiança do consumidor atinge menor nível desde abril

ICC caiu 1,4 ponto em novembro, registrando 74,9 pontos no período

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 1,4 ponto em novembro, registrando 74,9 pontos, menor valor desde abril, quando apresentou 72,5 pontos, conforme divulgado pelo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) nesta quarta-feira (24). 

Nas médias móveis trimestrais , o indicador teve baixa de 2,9 pontos, para 75,5 pontos.

“A confiança dos consumidores voltou a apresentar resultado negativo. Apesar do avanço da vacinação, suas consequências favoráveis na redução de casos e mortes e flexibilização das medidas restritivas, o aumento da incerteza econômica diante de uma inflação elevada, política monetária restritiva e maior endividamento das famílias de baixa renda tornam a situação ainda desconfortável e as perspectivas ainda cheias de ameaças”, afirmou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens.

Segundo o levantamento, o índice foi influenciado no período pela piora na avaliação da situação corrente e das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 2,1 pontos, para 66,9 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,0 ponto, para 81,4 pontos.

O estudo aponta ainda que a piora da avaliação dos consumidores sobre o atual momento se dá pela deterioração da situação econômica local e das finanças das famílias.