Confiança do consumidor alemão deve melhorar, diz GfK

Os dados da pesquisa são relacionados ao mês de fevereiro.

A confiança do consumidor da Alemanha deve apresentar uma leve melhora em fevereiro, à medida que as famílias aguardam por um cenário mais otimista para as tendências de preços e um possível abrandamento da situação da pandemia no período da primavera no Hemisfério Norte. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (27) pelo instituto GfK.

O levantamento, realizado com cerca de 2 mil alemães, apontou que o índice de confiança contraiu 6,7 pontos em fevereiro, ante a leitura de uma redução de 6,9 pontos no mês anterior. Esse foi o primeiro avanço após dois meses seguidos. Analistas ouvidos pela Reuters previam uma perda de 7,8.

Os consumidores estão apresentando um certo otimismo no início deste ano, com as expectativas de uma melhora para a renda e economia, bem como uma propensão a comprar, disse o instituto.

“Em particular, eles estão esperando por um leve alívio nas tendências de preços, já que em janeiro de 2022 o efeito de base resultante da reversão do corte do IVA, em janeiro de 2021, mitigará a taxa de inflação em algum grau”, declarou Rolf Buerkl, especialista em consumo do GfK, em comunicado, de acordo com o Money Times.

“No entanto, as expectativas de preços para os consumidores permanecem significativamente mais altas do que nos últimos anos”, acrescenta o especialista.