Confiança do comércio cai 3,1% em outubro

A CNC aponta dificuldades na performance da economia no setor

Caiu em 3,1 % o Índice da Confiança do Empresário do Comércio (Icec) no balanço de outubro, na série com ajuste sazonal foi acentuado o recuo de 0,4% de setembro. 

 Mesmo com a desaceleração, o índice está em 119,3 pontos, posicionado na zona de confiança. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) nesta segunda-feira (25). As informações são de que a queda reflete um possível enfraquecimento nas condições atuais e da performance da economia. Na relação sem o ajuste sazonal, o índice não teve variação no mês. 

O Icec tem como objetivo detectar as tendências das ações empresariais do setor. A pesquisa feita com cerca de seis mil empresas de todas as capitais do país tem indicador mensal que vai de zero a 200 pontos, sendo considerado nível de satisfação a partir de 100 pontos. 

O resultado negativo de outubro, mesmo com o feriado do Dia das Crianças, reverte a trajetória de otimismo observada em junho (12,2%), julho (11,7%) e agosto (4,3%). Segundo a entidade, as empresas de menor porte, com até 50 funcionários, disseram enfrentar condições mais adversos do que as médias e as grandes. Um fator que impactou no indicador este mês foi a inflação. 

Entre os componentes do Icec, as quedas foram de 4,5% nas condições atuais e de 3,1% nas expectativas. A intenção de investimentos retraiu 2%. Na comparação com outubro de 2020, o Icec subiu 15,6%.