Commodities agrícolas sobem até 84%

O relatório dos últimos 12 meses mostra os pontos altos da indústria

No último ano os preços de commodities agrícolas, utilizadas na indústria de alimentos, subiram até 84%. Iniciado em setembro de 2020 até o mesmo período deste ano, o levantamento mensal é feito pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). 

Para o consumidor final, a alta das commodities pode representar incremento médio de 20% dos preços dos alimentos, conforme estimativa da entidade.  

O maior aumento foi o de 84% no valor do café seguido por açúcar e milho, que tiveram valorização de 64%. O aumento expressivo do café robusta, hoje custando na média R$ 12.128 por tonelada, se deve, entre outros fatores, à menor disponibilidade no mercado interno, explica em nota o presidente executivo da associação, João Dornellas. 

Além de café, açúcar e milho, a Abia também analisou os preços do trigo, que aumentaram 40% no último ano, óleo de soja (+33%), soja (+24%), leite (+12%), arroz (+5%) e cacau (+4%).  

As matérias-primas agropecuárias e as embalagens respondem, em média, por mais de 60% do custo de produção industrial, segundo a Abia.